26/06/2019 11:43:05

OAB de Minas promove curso de Advocacia em Procedimentos de Mediação

Através da Escola Superior de Advocacia o curso foi iniciado, no dia de ontem (25/06) na sede do estabelecimento, ministrado pela advogada e professora Dulce Nascimento, mestre em Direito e especialista em gestão e resolução consensual de conflitos, advogada na Mediação com certificação internacional do International Mediation Institute - ICFML e Master Mediadora com certificação internacional, coordenadora de Mediação, Conciliação e Arbitragem da ESA/MG. O trabalho tem por objetivo desenvolver competências para o exercício da advocacia na mediação, segundo padrões de acreditação e certificação internacional (ICFML/IMI)L


Segundo ela o tema tem uma grande importância na atualidade pelas possibilidades que apresenta como fator de aumento substancial da velocidade de resolução de conflitos, da forte contribuição à pacificação social e da economia de recursos públicos e privados. Além disso, acrescentou, a iniciativa "abre um novo e amplo mercado de trabalho aos profissionais da advocacia".

Com o objetivo de esclarecer melhor o tema, a professora Dulce Nascimento atendeu à nossa solicitação e nos enviou o texto que reproduzimos abaixo.

Os Profissionais da Advocacia que querem alcançar destaque no mercado dos métodos consensuais, em especial no Processo de Mediação de Conflitos, sabem que é determinante desenvolverem competências específicas e adequadas aos diferentes momentos, etapas e procedimentos daquele processo. Tentada a negociação entre profissionais da advocacia sem sucesso, percebidos interesses individuais distintos e entendidos como mutuamente incompatíveis, ocorrendo a necessidade de intervenção de um terceiro, caso seja relevante a manutenção ou continuidade do relacionamento entre os envolvidos, assim como existindo elementos subjetivos e emocionais, escolhido o Processo de Mediação como o mais adequado para gerir e resolver o conflito, importa desenvolver uma estratégia advocatícia para ali atuar e ter maior sucesso.

O curso "Advocacia em procedimentos de mediação ministrado" já está na 13ª edição em Minas Gerais, como resultado da parceria da OAB/MG com a professora, residente no Brasil desde 2013 e idealizadora do projeto "Importância da advocacia na mediação". Hoje Minas Gerais conta com mais de 800 profissionais capacitados para atuar no processo de mediação, sendo o profissional da advocacia indispensável para que sejam garantidos os direitos e interesses legítimos dos clientes.


O curso será concluído no dia de amanhã, quando serão entregues os certificados aos vinte participantes do evento.


</


ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA DA OAB/MG – ESA – RUA GUAJAJARAS 1.757, BARRO PRETO, BELO HORIZONTE - MG,
CEP 30.180-101 | TELEFONE: (31) 2102-8282 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.