15/07/2019 09:52:19

Professora Dulce Nascimento ministrou curso prático sobre Mediação

Evento foi realizado no dia 10 de julho último, na sede da ESA/MG, com duração de oito horas/aula. Dulce, que é uma especialista na matéria, definiu o trabalho como "um processo vocacionado para trabalhar conflitos onde exista interesse em manter, melhorar, não prejudicar ou iniciar relacionamentos ou relações, independentemente do grau de proximidade e/ou intimidade entre os intervenientes".

Esclareceu também que "mediadores são técnicos especializados na prevenção, gestão e resolução de conflitos, sem poder decisório, com formação específica que, escolhidos ou aceitos pelos intervenientes, por meio de procedimentos próprios, os auxiliam a entender o conflito, bem como estimulam os intervenientes para, em conjunto e após identificar interesses e necessidades, construírem possibilidades de solução consensual na resolução da situação. Os mediadores além de estimularem o diálogo, incitam os mediados a tratar suas diferenças de forma construtiva".

O curso, promovido pela empresa Dumana Consenso e Desenvolvimento, recebeu o nome de "Oficina Prática de Mediação", teve o número de vagas limitado para permitir aos alunos, segundo a professora Dulce, "além da prática vivenciada, a possibilidade de receber um feedback do trabalho desenvolvido por meio da sua atuação nas simulações. O trabalho é voltado para o desenvolvimento continuado de profissionais mediadores de conflito, que pretendam trabalhar os 3A da mediação: APERFEIÇOAR conhecimentos para atuar como mediador, APRIMORAR a utilização de técnicas e ferramentas da mediação e APROFUNDAR a dinâmica e objetivos de cada etapa do processo."

Este curso tem o reconhecimento do ICFML - Instituto de Certificação e Formação de Mediadores e Profissionais da Advocacia Lusófonos, para o necessário desenvolvimento profissional continuado - DPC dos profissionais da mediação.



ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA DA OAB/MG – ESA – RUA GUAJAJARAS 1.757, BARRO PRETO, BELO HORIZONTE - MG,
CEP 30.180-101 | TELEFONE: (31) 2102-8282 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.